linda insta

Cozinha Edição 187 - Março de 2024

Geleia de pêssego da Bina


“Além de comer pêssego fresquinho, faço a compota e, das cascas, produzo essa saborosa geleia, que adoro passar no pão com manteiga. Esse envolvimento todo também é uma terapia para mim”.

Tem certas comidas que trazem a sensação de conforto e parece que dão um abraço na alma, né? Isso porque elas remetem aos sabores da infância e às lembranças da comida caseira das nossas mães, avós e bisavós.

 

Bina Brum Barreto, 76, é professora aposentada e conta que logo que se afastou das salas de aula, teve a ideia e a vontade de preencher seu tempo com algo que fosse prazeroso. “Comecei a aproveitar as frutas do meu pomar fazendo geleias. Uva, figo e pêssego, sendo a última, minha fruta preferida”, diz.

 

Ingredientes
- 4 xícaras de caldo de cascas de pêssego;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 colher de sopa caldo de limão;
- 2 cravos-da-índia;
- 1 pedacinho de canela em rama.

 

Modo de preparo
Descasque os pêssegos e separe as cascas, lavando-as muito bem. Leve ao fogo para ferver por aproximadamente trinta minutos. Passe numa peneira, aproveitando somente o caldo. Junte o açúcar e leve ao fogo até ficar no ponto da geleia. Para saber se está no ponto, retire uma porção. Assim que esfriar, essa pequena quantidade retirada parecerá talhada e translúcida. Outra dica para confirmar, é colocar uma porção em um pires e deixar esfriar bem. Se não escorrer, está no ponto!

 

Dica
As geleias são ótimos acompanhamentos para biscoitos, pães, torradas e waffles. Também são uma boa pedida para rechear croissants, ou ainda, em preparações como tortas e bolos. Também é possível adicionar uma colherinha de geleia em um pote de iogurte integral ou desnatado, para preparar um lanche delicioso e saudável.
 

Rendimento: uma porção de 500 gramas

Tempo de preparo: aproximadamente uma hora

 

 

Geleias de frutas são o acompanhamento perfeito para servir com queijos e ricota.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600